quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Cyberchase nas aulas de Matemática: navegação e mapas

Episódio 01 - O Dr. Gude se Foi

Classe de 4º e 5º ano

Disciplinas: Matemática e Geografia
Unidades Temáticas: Geometria;
Pensamento espacial e formas de representação.


Problematização / Sinopse

Depois de lançar um vírus muito forte sobre a Placa-Mãe, Hacker resolve sequestrar o Dr. Gude sabendo que ele é o único que pode salvá-la do perigo. Placa-Mãe, felizmente, consegue convocar Jackie, Matheus e Inez para a missão de resgatar o Doutor. Contudo, os heróis levam apenas um mapa da ilha em que o vilão o escondeu e carregam cada um uma espécie de Palmtop ou PDA para se comunicarem. Enquanto vasculham o local para chegar ao objetivo e correr contra o tempo, os heróis aprendem a usar o mapa como ferramenta matemática.



Conteúdos prévios
Durante a fundamentação do projeto buscou-se respeitar a faixa etária em que a série de animação Cyberchase teve como base nas produções de cada episódio (entre 08 e 12 anos). Considerando apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental, o presente projeto foi elaborado para classes de 3º a 5º ano.
No entanto, seguindo o que está previsto na Base Nacional Curricular Comum e sabendo que os conteúdos projetados nos currículos e aplicados em classe seguem a linha de progressão contínua, espera-se que nos anos anteriores a criança tenha construído noções básicas de localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço a partir de diversos pontos de referência, e indicação de mudança de direção e sentido, além de já ter visto anteriormente situações em que fora necessário o esboço de roteiros e de plantas simples (a partir de ambientes familiares) para identificar e registrar em linguagem verbal ou não verbal a localização, orientação e representação espacial, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado (termos como à direita, à esquerda, em cima, em baixo, em frente e atrás).
É importante verificar se a turma está dentro do nível de conhecimento previsto para a sua faixa etária antes de prosseguir com as atividades, pois assim o professor verifica se necessita compensar a falta da habilidade descrita com a turma aplicando breve e claramente com as crianças itens que espera-se que no 4º e 5º ano, foco desta proposta, a crianças já tenha construído ao menos de forma básica.


Objetos de conhecimento

Representações cartográficas e elementos constitutivos dos mapas; Plano cartesiano: coordenadas cartesianas de 1º quadrante e representação de deslocamentos no plano cartesiano.


Expectativas de aprendizagem e habilidades envolvidas     

4º ano

Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudança de direção e de sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares;

Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características elaboradoras, finalidades, diferenças e semelhanças;


5º ano

Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas;

Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.


Comentários

Segundo a nova Base Nacional Comum Curricular, em Geografia, o mapa como objeto de conhecimento acompanha o ensino das crianças desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Contudo esta proposta, em que pode ser trabalhada a aula interdisciplinar que contempla as disciplinas Matemática e Geografia, é direcionada ao conceito de primeiras noções de Plano Cartesiano que, conforme estudado, deve ser inserido no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental.

Portanto, o objetivo aqui proposto é (re-)construir as primeiras noções de coordenadas cartesianas como representação de localização em determinado ponto e do deslocamento entre dois ou mais destes, dentro de um plano cartesiano. E saber de sua utilidade diante de uma situação problema de campo extra-escolar. 

Para o trabalho com o componente de Geografia pode-se abordar em outras aulas conceitos de pontos de referência, propondo às crianças que elaborem e utilizem mapas e desenhos com base em itinerários e para a localização de elementos do local de vivência, orientação e noções de formas de representação cartográfica e pensamento espacial e, também, a comparação e o reconhecimentos dos elementos constitutivos dos mapas e identificação de suas características. Contudo o foco deste projeto está nas aulas de Matemática associada a conhecimentos construídos em Geografia.

Antes de exibir o vídeo é imprescindível fazer um levantamento sobre o conhecimento que as crianças já possuem da utilização de mapas e coordenadas geográficas. Elas devem ser questionadas na modalidade oral sobre o assunto antes mesmo de a aula explicativa começar. Isso é uma importante ferramenta de avaliação do conhecimento prévio da turma e também serve para que o professor trace o melhor rumo da aula em que vai abordar o assunto proposto. Se possível, deixe que as crianças desenhem o próprio mapa do local que destacam durante a oralidade. Pode-se refazê-lo mais tarde complementando as coordenadas e pontos de referência com base no que observaram durante o filme, criando os próprios aluno uma situação problema individual ou coletiva semelhante aos personagens da animação vista. O professor deve propor que eles criem situações para que possam marcar no mapa possíveis deslocamentos e, ainda, comparar distâncias.
Enquanto transmite o vídeo às crianças, questione e comente as situações que são observadas. Os alunos devem absorver o máximo de compreensão da linguagem que é falada e das situações que são vivenciadas para que possam interagir mais tarde com eficácia e também realizar com eficiência futuras atividades.
Em outro momento pode-se até mostrar o jogo Batalha Naval, em qualquer modalidade, e brincar com eles proporcionando mais uma vez a contextualização do tema abordado na aula. 


Sugestões de Atividades

Atividade encontrada no blog do Prof. Rinaldo:
1) Observe a planta de de um clube desenhada em uma malha quadriculada e responda às questões:


Como você faria o seguinte trajeto: sair da quadra de tênis, passar pela piscina, pelo vestiário e entrar no ginásio de esportes? Como você poderia descrever esse caminho usando as coordenadas? Para organizamos as respostas, vamos combinar que o primeiro número a ser escrito será o da linha horizontal combinado na sequência com outro da vertical, para indicar a localização de cada etapa do percurso.
2) Observe a localização de alguns lugares que estão apresentados na malha quadriculada e responda às questões.

a) Que logradouro está localizado em cada um destes pares ordenados?
(1;3) _____________________
(8;1) _____________________
(4;4) _____________________

b) Que par ordenado corresponde a cada um destes logradouros?
Clube (   ;   )
Escola (   ;   )
Banco (   ;   )


Nossos heróis tem em mãos uma cópia do mapa em que estão, elabore situações semelhantes àquelas vistas durante o filme, ou fique à  vontade para explorar outras mapas e simular problemas, pois as possibilidades são infinitas.


     Obrigado. LEONARDO ALMEIDA




Um comentário:

  1. Bom dia, gostei muito do tema, sou professora, mas não consegui visualizar o vídeo. Poderia me mandar o vídeo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir