Episódio
01 - O Dr. Gude se Foi
Classe de 4º e 5º ano
Disciplinas: Matemática
e Geografia
Unidades
Temáticas: Geometria;
Pensamento
espacial e formas de representação.
Problematização
/ Sinopse
Depois de lançar um vírus muito forte sobre a
Placa-Mãe, Hacker resolve sequestrar o Dr. Gude sabendo que ele é o único que
pode salvá-la do perigo. Placa-Mãe, felizmente, consegue convocar Jackie,
Matheus e Inez para a missão de resgatar o Doutor. Contudo, os heróis levam
apenas um mapa da ilha em que o vilão o escondeu e carregam cada um uma espécie
de Palmtop ou
PDA para se comunicarem. Enquanto vasculham o local para chegar ao objetivo e
correr contra o tempo, os heróis aprendem a usar o mapa
como ferramenta matemática.
Conteúdos
prévios
Durante a fundamentação do projeto buscou-se
respeitar a faixa etária em que a série de animação Cyberchase teve
como base nas produções de cada episódio (entre 08 e 12 anos). Considerando
apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental, o presente projeto foi elaborado
para classes de 3º a 5º ano.
No entanto, seguindo o que está previsto na Base
Nacional Curricular Comum e sabendo que os conteúdos projetados nos currículos
e aplicados em classe seguem a linha de progressão contínua, espera-se que nos
anos anteriores a criança tenha construído noções básicas de localização
e movimentação de pessoas e objetos no espaço a partir de diversos pontos de referência,
e indicação de mudança de direção e sentido, além de já ter visto
anteriormente situações em que fora necessário o esboço
de roteiros e de plantas simples (a partir de ambientes familiares) para
identificar e registrar em linguagem verbal ou não verbal a localização,
orientação e representação espacial, utilizando diversos pontos de referência e
vocabulário apropriado (termos como à direita, à esquerda, em cima, em
baixo, em frente e atrás).
É importante verificar se a turma está dentro
do nível de conhecimento previsto para a sua faixa etária antes de prosseguir
com as atividades, pois assim o professor verifica se necessita compensar a
falta da habilidade descrita com a turma aplicando breve e claramente com as
crianças itens que espera-se que no 4º e 5º ano, foco desta
proposta, a crianças já tenha construído ao menos de forma básica.
Objetos
de conhecimento
Representações cartográficas e elementos
constitutivos dos mapas; Plano cartesiano: coordenadas cartesianas de 1º
quadrante e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
Expectativas
de aprendizagem e habilidades envolvidas
4º
ano
Descrever deslocamentos e localização de pessoas e
de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como
desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e
esquerda, mudança de direção e de sentido, intersecção, transversais, paralelas
e perpendiculares;
Comparar tipos variados de mapas, identificando suas
características elaboradoras, finalidades, diferenças e semelhanças;
5º
ano
Utilizar e compreender diferentes representações
para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas
eletrônicas e coordenadas geográficas a fim de desenvolver as primeiras noções
de coordenadas cartesianas;
Interpretar, descrever e representar a localização
ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando
coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
Comentários
Segundo a nova Base Nacional Comum Curricular, em
Geografia, o mapa como objeto de conhecimento acompanha o ensino das crianças
desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Contudo esta proposta, em que
pode ser trabalhada a aula interdisciplinar que contempla as disciplinas
Matemática e Geografia, é direcionada ao conceito de primeiras noções de Plano
Cartesiano que, conforme estudado, deve ser inserido no 4º e no 5º ano do
Ensino Fundamental.
Portanto, o objetivo aqui proposto é
(re-)construir as primeiras noções de coordenadas cartesianas como
representação de localização em determinado ponto e do deslocamento entre dois
ou mais destes, dentro de um plano cartesiano. E saber de sua utilidade diante
de uma situação problema de campo extra-escolar.
Para o trabalho com o componente de Geografia
pode-se abordar em outras aulas conceitos de pontos de referência, propondo às
crianças que elaborem e utilizem mapas e desenhos com base em itinerários e
para a localização de elementos do local de vivência, orientação e noções de
formas de representação cartográfica e pensamento espacial e, também, a
comparação e o reconhecimentos dos elementos constitutivos dos mapas e
identificação de suas características. Contudo o foco deste projeto está nas
aulas de Matemática associada a conhecimentos construídos em Geografia.
Antes de exibir o vídeo é imprescindível fazer um
levantamento sobre o conhecimento que as crianças já possuem da utilização de
mapas e coordenadas geográficas. Elas devem ser questionadas na modalidade oral
sobre o assunto antes mesmo de a aula explicativa começar. Isso é uma
importante ferramenta de avaliação do conhecimento prévio da turma e também
serve para que o professor trace o melhor rumo da aula em que vai abordar o
assunto proposto. Se possível, deixe que as crianças desenhem o próprio
mapa do local que destacam durante a oralidade. Pode-se refazê-lo mais tarde
complementando as coordenadas e pontos de referência com base no que observaram
durante o filme, criando os próprios aluno uma situação problema individual ou
coletiva semelhante aos personagens da animação vista. O professor deve propor
que eles criem situações para que possam marcar no mapa possíveis deslocamentos
e, ainda, comparar distâncias.
Enquanto transmite o vídeo às crianças, questione
e comente as situações que são observadas. Os alunos devem absorver o máximo de
compreensão da linguagem que é falada e das situações que são vivenciadas para
que possam interagir mais tarde com eficácia e também realizar com eficiência
futuras atividades.
Em outro momento pode-se até mostrar o jogo Batalha
Naval, em qualquer modalidade, e brincar com eles proporcionando mais uma vez a
contextualização do tema abordado na aula.
Sugestões
de Atividades
Atividade
encontrada no blog do Prof. Rinaldo:
1) Observe
a planta de de um clube desenhada em uma malha quadriculada e responda às
questões:
Como
você faria o seguinte trajeto: sair da quadra de tênis, passar pela piscina,
pelo vestiário e entrar no ginásio de esportes? Como você poderia descrever
esse caminho usando as coordenadas? Para organizamos as respostas, vamos
combinar que o primeiro número a ser escrito será o da linha horizontal
combinado na sequência com outro da vertical, para indicar a localização de
cada etapa do percurso.
2)
Observe a localização de alguns lugares que estão apresentados na malha
quadriculada e responda às questões.
a) Que logradouro está localizado em cada um
destes pares ordenados?
(1;3) _____________________
(8;1) _____________________
(4;4) _____________________
b) Que par ordenado corresponde a cada um destes
logradouros?
Clube ( ; )
Escola ( ; )
Banco ( ; )
Nossos heróis tem em mãos uma cópia do mapa em que
estão, elabore situações semelhantes àquelas vistas durante o filme, ou fique à
vontade para explorar outras mapas e simular problemas, pois as possibilidades são infinitas.
Obrigado. LEONARDO ALMEIDA
Bom dia, gostei muito do tema, sou professora, mas não consegui visualizar o vídeo. Poderia me mandar o vídeo? Desde já agradeço.
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